quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Querubins

Os Querubins são mencionados no Novo testamento, apenas no livro aos Hebreus aonde se faz alusão ao antigo santuário e seu imobiliário, com destaque para a arca da aliança que levava"sobre elas os querubins da gloria, que com sua sombra, cobriam o prepiciatório"( Hb9:5 ).Já no antigo testamento são várias as passagens dessa qualidades nobres de anjos, a começar com Génesis, quando Adão e eva foram expulsos do Paraíso de Deus" colocou Querubins ao oriente do Jardim do Éden[...]para guardar o caminho da árvore da vida" (Gn 3:24 ).O termo Querubim, do Hebraico Kerub e kerubim, significa"plenitude de conhecimento".

Os Querubins têm quatro asas e embora tenha uma qualidade diferente com os Serafins, também louvam e Glorificam a Deus bem junto ao seu trono, mas em posições opostas.
O ministério dos Serafins é de louvar e exaltar o nome e o carater de Deus por sobre o seu trono. O profeta Isaías declarou que viu "o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono" e "Serafins estavam por cima dele" (Is 6:1,2 ).Os Querubins por sua vez, louvam a Deus da mesma forma, só que em posição inversa,sob o seu trono. "Tu que estás entronizado acima dos Querubins,mostra o teu esplendor"(Sl 80:1).Quanto ao querubins, o profeta Ezequiel os descreve destacando alguns detalhes plenos de significados. Fala que esses anjos têm mãos, pés, costas, pernas e rostos. Naturalmente, o profeta, em sua visão, viu-os na forma antropormófica. Quanto aos rostos (Ez 1,10 ), o rosto do primeiro era de um boi; o do segundo, rosto de homem; o do terceiro, rosto de leão; e do quarto, rosto de águia. Todos os quatros são seres que se destacam em seus respectivos domínio.

É interessante notar que figuras decorativas foram bordadas nas cortinas e véu do antigo tabernáculo do deserto (Êx 26:31 ). No templo de Salomão também foi adornado com esses anjos.
Quanto aos significados dos rostos desse anjo. Todos eles representam seres que se destacam em seus respectivos domínios.

O rosto de boi: è exaltado entre os animais domésticos por sua mansidão, força e obediência, humildade por ser um animal dócil e serviçal.

O rosto de homem: É a coroa da criação de Deus, é ma mais exaltada entre as criaturas terrestres pela sua inteligência, liderança, semelhança com o Criador com faculdade da razão.

O rosto de leão: o leão é exaltado e temido entre os animais ferozes pelo seu porte nobre, dignidade selvática, sua força e agressividade, e pelo respeito que infunde sobre os outros animais.

O rosto da águia: è exaltada entre as aves pela sua beleza e perspicácia; pela facilidade de quem tem de enxergar ao longe, pela tenacidade, rapidez, destreza e subtileza.
Os querubins têm todas essas qualidades para poder realizar o exercício de suas funções e ministério.





Deve proporcionar grandeza na condução da carruagem celestial, cujas rodas estavam cheias de olhos, vigiando o tempo todo. acima dela assentado sobre um trono de safira, estava o Rei Eterno, o criador do Universo, comandando o destino das nações.


O senhor cavalgava um querubim, e voou e foi visto sobre as asas do vento[...] do resplendor que diante dele havia, brasas de fogo se acenderam (2 Samuel 22:11,13 )



Um Querubim chamado Lucífer

Lúcifer, ‘o portador de luz’, foi o mais perfeito e o mais esplendoroso dos anjos que Deus criou para Sua glória.
Este nome não consta em nossa Bíblia na língua portuguesa.
Em Isaías 14:12 encontramos o seguinte:
"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!"A expressão "estrela da manhã" é a tradução de HEYLEL (algo como "portador de luz"), no hebraico, e é esta palavra que foi traduzida como LÚCIFER na Vulgata - tradução da Bíblia para o latim.
"Quomodo cecidisti de caelo, lucifer, fili aurorae? Deiectus es in terram, qui deiciebas gentes".
Algumas versões da Bíblia, a King James em inglês, por exemplo, também traduziram "estrela da manhã" como "Lucifer", seguindo o modelo da Vulgata.Portanto, o nome do diabo (Lúcifer) se popularizou devido a esta tradução que a Bíblia Latina fez do verso 12 de Isaías 14.
"Como caíste do céu astro brilhante, filho da aurora?Como foste arrojado por terra,tu que vencias as nações?E tu dizias em teu coração:"Subirei até o céu,acima das estrelas de Deus estabelecerei o meu trono.Assentar-me-ei no monte da Assembleia,nos confins do norte.Subirei no cume das nuvens,serei semelhante ao Altíssimo".Mas serás lançado no Xeol,nas profundezas do abismo. "

Esse Querubim trabalhava próximo ao trono do senhor, ele era bom e perfeito até o dia que pecou contra Deus, pois não conseguiu continuar a desempenhar esse papel, e desejou governar os céus no lugar de Deus e se tornar a autoridade suprema. Cometeu o pecado do orgulho e tentou se apropriar daquilo que não lhe pertencia.



Por causa desse sentimento, ele conseguiu com sua sabedoria convencer um um terço dos anjos dos céu a ficar do seu lado.
"(...) Tu eras um modelo perfeito, cheio de sabedoria, a perfeita beleza. No Éden, no jardim de Deus, te achavas. De todo o tipo de pedras preciosas era o teu manto: cornalina, topázio, berilo, crisólito, ônix, jaspe, safira, granada e esmeralda. Teus engastes foram trabalhados em ouro, preparados no dia em que foste criado. Com um querubim protetor eu te havia colocado (...) Com teu intenso comércio, encheste teu interior de violência e pecaste (...) Teu coração se tornou soberbo por causa de tua beleza, corrompeste tua sabedoria por causa de teu esplendor (...)" (EzequieI28, 12-17).
Guerra nos céus



Apocalipse 12:07 ao 12.
E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.
Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.

Nenhum comentário: